29 de dezembro de 2010

Vigie suas Palavras

  • O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tornara célebre. Dizia-se: João Batista ressurgiu dos mortos e por isso o poder de fazer milagres opera nele. .Uns afirmavam: É Elias! Diziam outros: É um profeta como qualquer outro. .Ouvindo isto, Herodes repetia: É João, a quem mandei decapitar. Ele ressuscitou! .Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. 18.João tinha dito a Herodes: Não te é permitido ter a mulher de teu irmão. .Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. .Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia. Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galiléia. .A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe: Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino. Ela saiu e perguntou à sua mãe: Que hei de pedir? E a mãe respondeu: A cabeça de João Batista. Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista. O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. .Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. .Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro”. (Mc 6,14-29)
  • Nesse evangelho, Marcos recorda o episódio da morte de João batista e como Herodes, cheio de remorso, pensava que Jesus fosse João redivivo. O cruel assassinato de João havia marcado para sempre o coração de Herodes, talvez por ter sido algo tão banal quanto injusto. De fato segundo Marcos, a única razão que obrigou o rei a liquidar João foram suas palavras precipitadas, ditas num momento de exaltação e descontrole. Um velho ditado diz que “ palavras de ei não volta atrás” e, se assim é verdadeiramente, Herodes havia se comprometido com suas palavras a realizar os caprichos de uma jovem dançarina; o astuto rei tornou-se prisioneiro da jovem cortesã por causa de suas palavras impensadas.
  • É preciso que aprendamos a vigiar nossas palavras, querido irmão. Palavras precipitadas, ditas em momentos de “sangue quente”, podem ser o começo de novos e maiores problemas. Palavras precipitadas, ditas em momentos de “sangue quente”, Podem ser o começo de novos ou maiores problemas. Peça ao Senhor que, no dia de hoje, o Espírito Santo seja um vigia à frente de seus lábios, para que eles não se tornem um laço para prendê-lo em situações de embaraço e perigo. Uma só palavra inspirada pelo Espírito tem mais poder para fazer o bem do que muitas palavras ditas debaixo da ira e do nevrosismo. É preciso saber a hora de falar e a hora de calar…
  • Oremos pedindo sabedoria para usar palavras abençoadas hoje:
  • Pai querido, aprendi hoje que palavras malditas são cadeias que me aprisionam a situações de perigo e de destruição. Perdoa-me, Senhor, por que devido à minha constante precipitação no julgar e no falar tenho sido injusto e impiedoso com tantas pessoas. Perdoa-me se me envolvi em contendas desnecessária pelo meu modo errado de me expressar. Pai, preciso do teu Espírito para discernir quando devo falar e quando devo calar. Preciso dele igualmente para saber como falar, a fim de alcançar com o amor o coração dos meus irmãos. Usa minhas palavras hoje como semente de benção, ó Senhor. Dá-me palavras cheias de paciência, prudência, perdão e bondade. Usa-me, Pai, como um arauto de boas-novas para vida dos meus irmãos, em nome de Jesus.
  • Fonte : Canção Nova

0 Comente:

Postar um comentário